Estamos atendendo home office pode chamar no Whatsapp =) (11) 9.9284 - 6241 ou (11) 2959-7100

FAT bombeiro

FAT Bombeiro

Fat Corpo de Bombeiro, é indispensável para todas as edificações, pois é através dele, que o proprietário ou o responsável técnico, pode solicitar alterações, e também tirar todas as suas dúvidas sobre o AVCB (Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

O que é o Fat Corpo de Bombeiros?

FAT bombeiro

Fat Corpo de Bombeiro é uma abreviação usada para falar do Formulário para Atendimento Técnico. Ele é um instrumento administrativo, que é usado para que as solicitações de alterações assim como tirar dúvidas sobre o ACVB.

É uma forma para que os proprietários ou os responsáveis técnicos pelas edificações, possam se comunicar com o corpo de bombeiros, para que toda a documentação exigida por eles, possa ser entregue conforme o que é solicitado.

Todos os pedidos devem ser feitos pela Fat, e enviado para o corpo de bombeiros, que tem um prazo de até 10 dias para responder a dúvida ou a respeito de alguma alteração.

Precisando de uma ajuda?

 

Fat para emissão ou renovação do AVCB

O AVCB é o Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiro, ele é o documento final expedido pelo corpo de bombeiros, após o edifício ter sido passado pela Análise e Vistoria, de um Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndios.

O AVCB por sua vez, faz a certificação de que o edifício se encontra em boas condições de uso, para não tenha nenhum risco de incêndio. Tendo sido certificado, o corpo de bombeiros vai fazer a aprovação para a ocupação do imóvel.

 

Veja como solicitar o Fat Corpo de Bombeiro

FAT bombeiro

Para que você possa fazer a solicitação do Fat junto ao corpo de bombeiro, você deve seguir o passo a passo:

  • A primeira coisa que você deve fazer, é acessar o portal do Via Fácil, do corpo de bombeiros da cidade de São Paulo.
  • Feito isso, você vai preencher todos os dados que são solicitados no Formulário de Segurança contra incêndio. Se você não possuir um Projeto, então você deve fazer um Fat consultivo.
    • Por fim, se for solicitado para você, você deverá levar toda a documentação necessária até a Seção de Atividades Técnicas da sua região. Assim, você vai obter o seu protocolo de vistoria do Fat.

    Tudo isso pode ser feito de maneira bem simples, para que assim, você possa ter a sua edificação regularizada, minimizando ao máximo qualquer risco de incêndio.

    Entre em contato

 

Qual é a importância do Fat Corpo de Bombeiro

Em uma cidade do tamanho da cidade de São Paulo, sem ter a fiscalização do Fat Corpo de Bombeiro nas edificações, poderia oferecer muitos riscos diários para a população.

São milhares de edificações espalhadas por toda a cidade, com um alto número de pessoas circulando por elas todos os dias. Se estas edificações não estiverem preparadas contra o incêndio, isso poderia gerar um número altíssimo de acidentes e mortes diariamente.

Por isso, o Fat Corpo de Bombeiro, é extremamente importante, e indispensável, pois com este trabalho, muitas vidas são salvas todos os dias.

Conheça as principais causas de incêndio em uma edificação

FAT bombeiroO incêndio em uma edificação pode começar por diversos motivos, algumas das principais causas são as seguintes:

  • Causas naturais; as causas naturais de um incêndio, são aquelas originadas de fenômenos naturais, totalmente independente da ação do homem.
  • Causas artificiais; as causas artificiais são caracterizadas quando o incêndio começa devido a alguma ação humana, ou por uma negligencia diante das medidas que devem ser tomadas como precaução.
  • Eletricidade; a eletricidade é uma das principais causas de um acidente em edificações. Ela pode começar por um excesso de carga, por um curto circuito, por um contato imperfeito ou mau contato, pelos fusíveis e disjuntores, ou por um superaquecimento.

Tudo isso pode ser evitado mediante a presença de um Fat Corpo de Bombeiro.

  • Chama explosiva; acontece quando uma chama entra em contato com qualquer material, que possa iniciar uma combustão. Pode ser originada por uma butuca de cigarro, por uma vela, por um palito de fosforo, por fogos de artificio, por balões, entre outros.
  • Centelha e faísca; o incêndio em edificações pode se iniciar com uma centelha ou com uma faísca, quando são acompanhadas de uma descarga elétrica.
  • Atrito; é quando a energia mecânica se transforma em calor, através de uma fricção entre dois materiais.
  • Combustão espontânea; acontece quando resíduos de algodão, carvão, feno, panos, etc, entram em contato com uma fonte externa de calor.
  • Gás de cozinha; incêndios em edificações devido a mau instalação do gás, ou o seu vazamento, são muito comuns, e pode ser altamente perigoso para todas as pessoas que circulam pelo local, pois a sua explosão e as suas chamas, podem alcançar longas distancias.
  • Convergência luminosa; acontece quando uma fonte de luz e o calor solar de incidem em um único ponto.
  • Líquidos inflamáveis; os líquidos inflamáveis estão por todas as partes, e para que eles não causem incêndios em edificações, é extremamente importante que sejam armazenados de acordo com as recomendações do corpo de bombeiro, e fechados corretamente.

Quando entram em contato com algum tipo de ignição, eles podem gerar grandes explosões, e incêndio difíceis de serem controlados, que se espalham rapidamente por uma longa área.

Estas são as principais causas de incêndio em uma edificação, e para que elas possam ser evitadas ou minimizadas, ter o Fat Corpo de Bombeiro, é indispensável.

Assim, mas uma vez nos deparamos com a importância de se ter o Fat Corpo de Bombeiro, e como ele pode ser essencial para acidentes e mortes venha acontecer com frequência, decorrentes de incêndio nas edificações da cidade de São Paulo.

Como podemos ver, o Fat Corpo de Bombeiro, é um formulário simples de ser preenchido, e que pode salvar vidas todos os dias, fazendo com que as edificações estejam de acordo com o que é exigido pelo corpo de bombeiros para que possam funcionar e receber pessoas todos os dias.

Sendo Fat Corpo de Bombeiro, é algo que está diretamente ligado a segurança de todas as pessoas na cidade de São Paulo, evitando os riscos de incêndios nas edificações.

Precisando de uma ajuda?

Leave a Reply

Open chat
Olá,
Como podemos te ajudar?
Powered by